Circuito Funcional

O Treinamento Funcional é uma técnica de treinamento físico que tem como base à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento, tornando o corpo humano uma máquina de locomoção mais eficiente. 
 

A Aula é realizada com exercícios diferentes utilizando diversos materiais a critério do professor. Este tipo de exercício trabalha os músculos do corpo como um todo resultando um corpo definido e alongado. Uma aula de circuito funcional, com duração aproximada de 45 minutos, trabalha de uma única vez atributos como força, equilíbrio, agilidade e capacidade cardiorrespiratória, entre outras coisas. Assim esta modalidade trabalha vários atributos em todo o corpo de forma diferente.

Grade de horários
Segunda-feira - 19:15
Quinta-feira - 15:00
Sexta-feira - 12:00 e 18:15

Os exercícios serão realizados com o próprio peso corporal. À medida que o aluno evolui, aumentam-se os desafios, complementando-os com acessórios, como bosu, minitrampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio etc. Além da tonificação muscular, o Circuito Funcional implica maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz o organismo ter um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como melhora da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório. 
 

Além de fatores como idade e sexo, a prática do Circuito Funcional tem relação com o histórico de vida de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptam melhor a ele. Mas lembre-se: antes de se submeter ao Circuito Funcional, consulte um médico e informe ao professor qualquer restrição ou problema de saúde que existir e que possa ser agravado com a prática de exercícios físicos.