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Benefícios da Atividade Física no Inverno

26 de junho

Com a chegada do inverno, a estação mais fria do ano, optamos por ficar em baixo das cobertas ao invés de praticar atividades físicas. Mas é aí que mora o problema!

Com as altas quedas de temperatura algumas alterações no organismo podem ser notadas, como os resfriados e a tão famosa preguiça; sintomas que acabam afastando as pessoas das academias. Mas o que muitos não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo, pois a prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo.

Mas o friozinho não pode ser desculpa para o sedentarismo prevalecer. Pelo contrário! Praticar atividade física no inverno tem várias vantagens. Confira alguns motivos para abandonar o pijama e vestir a roupa de malhar.

Preparar o corpo para o verão: esperar o verão chegar para lotar as academias é um equívoco. Em média, o corpo leva três meses para sentir os resultados dos seus treinos, então consequentemente, é necessário que você já comece a se exercitar no inverno.

Mantém seu condicionamento físico: quando você para com as atividades físicas no inverno, todos os benefícios sentidos dos meses que você se exercitou regularmente são rapidamente perdidos, a sua força é a primeira a sentir os efeitos e seu condicionamento físico logo em sequência.

Estimula sua temperatura corporal: nas baixas temperaturas, o corpo precisa se movimentar para manter uma temperatura estável, já que a tendência é que o metabolismo fique mais lento. Uma boa opção é investir em atividades aeróbicas, que proporcionam um maior gasto calórico e melhoram o condicionamento físico.

Alta queima de calorias: com atividades físicas regulares no inverno o seu corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido. Desta maneira, as pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, pois o mesmo pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.

Porém todos os resultados irão depender da quantidade e da intensidade dos exercícios praticado por você, e principalmente da sua alimentação.

Alguns cuidados são indispensáveis na hora da prática de exercícios com as baixas temperaturas:

- Mesmo com o clima frio, o recomendado é a utilização de roupas leves como o tecido de moletom, por exemplo. Além disto, evite o uso de blusas impermeáveis, pois você pode desidratar com mais facilidade.

- Alongamentos e aquecimentos são indispensáveis antes da prática de exercícios, pois assim você atinge a temperatura ideal mesmo com o corpo tendo estado em repouso.

- Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão, seu corpo também perder líquido através da transpiração.

- Opte por um horário em que o sol esteja mais quente, não necessariamente ao meio dia, pois assim o calor dos raios estimula seus músculos ao exercício físico.

- Para evitar o desânimo, ouça músicas animadas durante o treino, assim você se estimula fisicamente e psicologicamente.

Agora ficou impossível ter uma desculpa para se exercitar.

Deixe o frio de lado e pense no seu bem-estar!
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