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Descubra quais são os melhores horários para praticar atividades físicas

04 de junho

Para quem procura estar em dia com seu corpo e autoestima elevada, aderir alguns hábitos que relacionam atividades diárias pode ser uma excelente ideia.

Conhecer seu corpo é um dos primeiros passos para ter sucesso nessa escolha. Desenvolver uma série de exercícios que acompanham o seu potencial físico é muito importante, porém, com semanas agitadas, estudo e trabalho juntos em uma rotina pesada pode parecer que não há solução, por isso, trouxemos algumas dicas valiosas em relação ao melhor horário para você praticar a sua atividade e ainda sobrar fôlego para todas as outras.

Saiba que, além de melhorar a qualidade de vida, adotar hábitos saudáveis proporcionam o aumento da produtividade no ambiente corporativo. Confira!

 

Exercite-se no início do dia

Diversos estudos científicos reforçam a ideia de que a atividade física matinal traz benefícios e quem sentir-se disposto ao acordar deve aproveitar as primeiras horas do dia e ir se exercitar.

Afinal, logo após o treino matinal, o organismo recebe uma enorme carga de energia, o que melhora o processo de digestão dos alimentos como o desempenho para o restante das suas atividades rotineiras.

Indica-se acordar sempre com antecedência para aguardar por, pelo menos, uma hora após o café da manhã e dar início às atividades físicas.

Outro benefício que a prática de esportes matinais proporciona é a fixação da rotina, resultando em exercícios mais sólidos, simplesmente pelo fato de ocorrer antes dos compromissos e horários de trabalho. Outros aspectos, como a produção de hormônios e neurotransmissores - endorfinas - fazem você se sentir melhor, com mais vigor e bom humor para o restante das horas seguintes.

Dessa forma, o dia começa melhor, não só do ponto de vista psicológico, mas também fisiológico.

 

Exercite-se no meio ou final do dia

Ao contrário da manhã, pessoas que optam por treinos praticados após o almoço, como a tarde ou até mesmo durante a noite, se beneficiam da temperatura corporal e níveis hormonais mais altos, melhorando seu desempenho.

Outro fator que proporciona um ótimo desempenho é o metabolismo, que atinge o pico de aceleração por volta das 16h e todas as células musculares estão 100% ativas.

O risco de lesões também pode ser menor para muitos, já que o corpo responde rapidamente em decorrência de estar desperto há horas. Além disso, algumas pessoas escolhem o exercício noturno como uma forma de relaxar após um dia exaustivo.

No entanto, praticar esportes muito tarde pode ser perigoso, como por exemplo os de alta intensidade, não sendo recomendados depois das 21h ou 22h, pois podem afetar drasticamente os padrões de sono. Alterando e prejudicando a vontade de dormir, o que causa fadiga e cansaço no dia seguinte.

Existem, de fato, muitas informações e estudos que indicam que a performance e o desempenho no esporte são influenciados pelo horário. No entanto, se você conhecer a fundo o seu corpo e aliada(o) a profissionais da área, conseguirá organizar os melhores horários para a prática do seu esporte favorito.

Cada etapa do dia oferece uma série de benefícios e desvantagens cabe você encontrar o seu momento!

 

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