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Exercício físico como forma de combater a depressão.

21 de setembro

Estamos no mês de setembro, mês em que ocorre a campanha brasileira de prevenção ao suicídio e históricos de depressão. E o exercício físico é um grande aliado nessa etapa seja de tratamento ou prevenção.

O gatilho do suicídio muitas vezes é a depressão; cerca de 10% a 15% de pessoas que sofrem com algum transtorno psicológico e mental tentam acabar com a sua vida. Hoje, a depressão é uma das doenças que mais incapacita o ser humano de levar a vida normalmente.

A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão. O exercício físico constante e moderado tem efeitos benéficos na saúde em geral e, ao nível psicológico, pode reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e autoconfiança, melhorar a cognição e diminuir o stress.

Durante a prática regular de exercícios, o nosso cérebro produz e libera substâncias capazes de proporcionar uma sensação de paz e de tranquilidade. Substâncias que são escassas em uma pessoa com o diagnóstico da depressão. Por ser um potente libertador de endorfinas, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente, e é altamente eficaz no combate ao stress e ansiedade, e quando é moderado e regular, descontrai o corpo e ativa o sistema imunitário.

Além disso, outros benefícios são notáveis:

- Efeitos positivos em alguns neurotransmissores tal como o efeito de alguns medicamentos antidepressivos.

- Aumento da produção de substâncias químicas no cérebro, chamadas de “endorfinas”, que promovem a sensação de bem-estar e satisfação.

- Liberta a tensão nos músculos. A tensão muscular contribui para a dor relacionados com a depressão e insónia.

- Reduz os níveis dos hormônios do stress, como o cortisol, aliviando os sentimentos de ansiedade e agitação.

- Aumenta a temperatura do corpo, promovendo a sensação de relaxamento. Produz efeitos calmantes.

Lembrando que o importante é optar por uma atividade que seja agradável para quem a pratica e desperte algum interesse, assim frustações com resultados são evitados. É essencial transformar a prática de exercícios num ato de prazer e aproveitar ao máximo o bem-estar que ela irá proporciona, sempre conciliando o lado físico e estético ao emocional.

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