Blog

Formas de combater o sedentarismo na melhor idade!

19 de agosto

Atingir a melhor idade pode ser visto por ângulos distintos, tanto negativo quanto positivo. Partindo dessa ideia, chegar a uma idade relativamente alta é de grande responsabilidade, afinal isso implica em muitas coisas, como: não ter a mesma disposição para executar certas atividades ou ainda, estar com a imunidade baixa – correndo riscos de adquirir facilmente doenças.

No entanto, as atividades físicas são fortes aliados para reverter este cenário. Além de combater o sedentarismo, auxiliam no bom desenvolvimento da saúde das pessoas.

Sabendo disso, a rotina de atividades pode ser adquirida mesmo na melhor idade – nestes casos, o acompanhamento médico é essencial.

O exercício físico, quando adicionado na rotina diária, potencializa diversas partes do corpo, além de já elevar a disposição e força dos músculos, afasta o idoso de sofrer quedas, bem como o afasta de adquirir doenças como depressão, diabetes e ainda combate acidentes vasculares cerebral, afirmam médicos.

Mas quais são as formas de combater o sedentarismo? Já sabemos que são as atividades físicas, então vamos conversar sobre cada uma delas. Acompanhe!

Correr na esteira

Correr é uma excelente ideia para as pessoas que atingiram a melhor idade, pois auxilia no ganho de equilíbrio, como melhora a respiração. Praticar por pelo menos 30 minutos deste exercício, no mínimo 3 vezes na semana, potencializam os índices cardíacos e intensificam a respiração.

Quando atingida a melhor idade, as articulações se tornam menos maleáveis, portanto, não esqueça de consultar o seu médico antes de começar a se exercitar e após já estar praticando mantenha visitas regulares.

Correr com problemas nas articulações podem piorar o quadro do idoso.

Yoga e Pilates

Duas atividades incríveis, com o poder de proporcionar diversos benefícios ao idoso.

O Yoga consiste na prática de treinamento físico e mental combinados. Promove força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, relaxa e acalma ambos: mente e corpo, através de exercícios que exigem da musculatura, articulações e respiração.

Melhora a postura, a oxigenação e a circulação sanguínea. Aumenta a flexibilidade, a força muscular, cuida das articulações e reduz o stress e controla a ansiedade, entre outros.

Já o Pilates consiste na recuperação da mobilidade após um trauma ou lesão, evitar o sedentarismo, desenvolver os músculos e ganhar flexibilidade juntamente com uma boa respiração, contribuindo para um condicionamento e desenvolvimento físico mais saudável.

Promove o relaxamento, trabalha a respiração estimulando o sistema circulatório, aumenta a resistência física e mobilidade das articulações, alivia tensões, facilitando a drenagem linfática e eliminação das toxinas presentes no corpo.

Caminhadas

Para o combate do sedentário, a caminhada é um exercício bastante indicado para o começo de uma rotina saudável.

Devido a facilidade de praticá-lo, é um ótimo estímulo para combater o sedentarismo. Além disso, você pode utilizá-lo para se locomover até a academia e praticar todas as outras atividades.

Todos estes exercícios que abordamos, além de ajudar no combate ao sedentarismo, proporcionam uma vida saudável. Saiba que a prática de exercícios está ligada a autoestima dos idosos, fator importante, para o desenvolvimento de um envelhecimento saudável.

Vamos praticar exercícios? Conheça a Bohrer Sports!

Conheça a maior e melhor academia da Serra Gaúcha. Um excelente espaço para a prática de inúmeras modalidades de exercícios físicos, com professores incrivelmente animados e preparados para oferecer as melhores aulas que você possa encontrar!

Conheça nossa estrutura em Caxias do Sul (Serra Gaúcha) e não deixe de praticar atividades físicas.

RESGATE 7 DIAS GRÁTIS PARA VOCÊ CLICANDO AQUI.

Entre em contato conosco:

(54) 3027-3057 | (54) 9 9114.7427

Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2800, Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul/RS

Voltar

Parceiros