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Qual é a respiração correta durante o treino?

07 de outubro

Respirar corretamente não só reduz a tensão dos músculos, como estabiliza a ansiedade, consequentemente, proporcionando uma excelente sensação de relaxamento.

Importante de um modo geral, a respiração é uma forte aliada durante o rendimento de seus treinos, pois, além do já citado, ela contribui para o foco, concentração e atenção enquanto o treino é realizado.

Existem algumas formas diferentes de respiração, que a longo prazo contribuem para seus resultados. Desenvolvemos este conteúdo a fim de lhe conduzir a encontrar sua melhor versão. Confira!

Quais são os tipos de respiração?

Existem, basicamente, duas maneiras comuns de respirar, seja pelo tórax ou pelo diafragma, entretanto a mais saudável e indicada para os mais diversos exercícios é a respiração pelo diafragma.

Este é um tipo de respiração simplificada, que auxilia no controle do seu interior, isto é, seu nível de estresse e funções que demandam respiração controlada, como é o caso das atividades físicas.

De um modo geral, a respiração efetuada pelo nariz é mais saudável, pois o ar chega quente, puro e úmido aos pulmões.

Treinos de força

A musculação é um tipo de treino que exige força por parte dos praticantes, sendo que para este tipo de exercícios o ideal é expirar no momento da realização do esforço e inspirar no retorno.

Pois durante a expiração os músculos se contraem e promovem mais sustentação para o corpo na execução do movimento, garantindo o efeito esperado pelo exercício.

Treinos aeróbicos

Os treinos aeróbicos, vão desde corridas a dança, não exigindo um tipo de respiração específica. Entretanto, deve-se respeitar o que o corpo pede e procurar executar os movimentos de inspiração e expiração de acordo com o ritmo e intensidade das atividades.

O ideal é sempre respirar em todo o momento, executar a respiração abdominal (diafragmática) e, sempre que necessário, usar a boca como auxiliar para maior ventilação.

Exercícios de relaxamento

Os exercícios de relaxamento, como pilates e yoga, são cada vez mais os queridinhos dentro das academias, sendo um tipo de atividade física, onde a respiração é fundamental e se faz parte de toda a sua execução.

Neste caso, deve-se buscar a respiração profunda, visando esvaziar todo o diafragma na expiração antes de iniciar a inspiração. Assim como na musculação, o ideal é expirar durante a realização do movimento e inspirar na sua preparação.

Aproveite este conteúdo ao máximo para começar os seus treinos com muito empenho e dedicação!

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